Um Grupo apaixonado por buldogue francês!

Tártaro

Tártaro 

Também conhecido como cálculo dentário, o Tártaro é um dos sinais da doença periodontal. Essa doença inicia-se com o acumulo de placa, onde as bactérias vão se organizando e produzindo toxinas irritantes que causam gengivite e periodontite.
Na gengivite há comprometimento somente da gengiva, que se torna avermelhada, inchada e pode sangrar. A gengivite desaparece após a limpeza e tratamento adequado.

gengivite

Fonte: Site Dog Times

Quando começam a aparecer infecções gengivais com presença de pus, perda óssea, retração gengival ou crescimento desordenado da gengiva, já há a periodontite instalada. O sinal mais comum da periodontite é um odor bastante desagradável na boca do animal.
O ponto mais importante que fica esquecido é que essas bactérias podem cair na corrente sanguínea e são levadas para todos os órgãos do animal. Os mais afetados são: coração, rins, fígado e articulações, causando inflamações graves.

 

periodontite

                                          Fonte: Site Dog Times

O tratamento é a Tartarectomia, que nada mais é que a limpeza de tártaro ou remoção mecânica das placas bacterinas. . A limpeza deve ser feita sempre por um Médico Veterinário e o animal deve estar sob efeito de anestesia. A tartarectomia feita sem esses cuidados pode não ter o efeito desejado pois a maior parte das bactérias estão sob a gengiva, e precisam ser curetadas com cuidado. O mais indicado é a anestesia inalatória pois é mais segura inclusive para animais idosos. Também é necessário fazer exame pré operatório, para ver o estado geral do animal e determinar quais drogas poderão ser utilizadas em cada caso.
Não se esqueça que o animal também deverá fazer uso de antibiótico antes, durante e depois do procedimento, devido a grande quantidade de bactérias manipuladas.
Após a limpeza, é importante fazer a profilaxia escovando os dentes do animal pelo menos 3 vezes por semana com escova e pasta própria para animais.

A alimentação também é muito importante, verifique se a ração de seu cão não possui carboidratos demais e açucares em sua composição. Cães que se alimentam com comida natural tem menos acúmulo de tártaro.

 

Bulldog-1

Fonte Site I heart dogs

Vamos cuidar da saúde oral dos nossos amiguinhos?
Lembrem-se: A saúde começa na boca!!!!

Dra. Vanessa Nogueira
CRMV-RJ 8062
Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull

Share this post
  , , , , ,


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *